10/07/19 | 11:56
Escola de Educação Especial promove ação social para emissão de carteira de trabalho

Um dos objetivos da Educação Especial realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) é buscar a independência e autonomia desses estudantes. Pensando nisso, a Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, no Parque Dez, zona Centro-Sul, iniciou o projeto ‘EJA Especial: Inserção ao mundo do trabalho’ e, como parte do mesmo, foi realizada, nesta quarta-feira, 10/7, uma ação social em parceria com a Secretaria do Estado de Trabalho (Setrab), para emissão das 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Foram distribuídas 100 senhas para atendimento. Os interessados precisavam estar com o Cadastro de Pessoa Física  (CPF), comprovante de residência com CEP,

 

Certidão de Nascimento ou casamento e RG.

A idealizadora do projeto foi a psicóloga da unidade de ensino, Waslany Bittencourt. Ela contou que essa ação surgiu da necessidade de estabelecer estratégias para inserção no mundo do trabalho, sempre de forma coerente e respeitando as limitações de cada um. “Nós conversamos com os professores e eles indicaram alunos que preenchem o perfil. Fizemos uma reunião com os pais e alunos explicando o projeto e as leis que amparam”.

A gerente do Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM), Fátima Assis, afirmou que assim que a escola realizou a solicitação, a secretária da Setrab, Neila Azrak, prontamente atendeu. “Como se trata de uma escola de educação especial, é bom atendê-los no local onde estudam, porque eles já têm conhecimento do local e por isso a escola nos procurou e nós atendemos”, acrescenta.

Quem aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via do documento foi o estudante Felipe Araújo da Silva, 19, que estuda à noite na escola. “Estou achando bacana porque eu não tinha tirado ainda a carteira e isso me dá a oportunidade de arrumar um bom emprego. Também acho muito legal que a escola possa disponibilizar essa oportunidade para a gente”, comemora.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

 

 Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054