10/09/19 | 13:44
Equipe gestora de escola Rural participa de formação do Programa de Tutoria Educacional

A equipe gestoras da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Neuza dos Santos Ribeiro, na zona Rural de Manaus, participou, nesta terça-feira, 10/09, da formação do Programa de Tutoria Educacional. A equipe é composta pelo diretor, pedagogo e um professor referência da unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus). A ação foi realizada na própria escola, localizada na BR- 174, ramal do Pau Rosa, quilômetro 17, e contou com a participação de 10 funcionários da unidade.

O objetivo do estudo é traçar metas de desenvolvimento profissional com a equipe gestora da escola e construir um plano de formação personalizado com as necessidades do contexto escolar com foco na aprendizagem dos estudantes.

As formações neste módulo acontecem desde maio de 2018 e são coordenadas pelo grupo de formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Para o gestor da unidade, Gilson Santos, a atividade pedagógica direciona os olhares dos educadores e dos envolvidos na educação para os espaços disponíveis para os alunos e a realidade da escola.

“Nós somos uma escola do campo, mas não podemos nos minimizar. Nossos alunos devem ter a possibilidade de alcance maior na educação e social. E a Tutoria tem esse alcance, de olhar para as nossas melhorias visando o cunho pedagógico e possibilita a gestão para todos envolvidos no processo educacional”, disse.

A escola atende 276 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A tutoria iniciou com uma caminhada pelas salas de aulas da escola, almoxarifado, secretaria, telecentro, banheiros, cozinha, depósitos e o campo, utilizado para as atividades físicas. Todos os espaços foram bastante observados e registrados com pontos positivos e negativos.

Para a professora do 1º ano, Cynthia Santos, sair da sala de aula e conhecer outras áreas da escola e ainda poder opinar nas melhorias do local, é uma forma de fazer parte do sistema educacional.

“Esta formação permite que a gente saia do nosso espaço, que é a sala de aula, e observe outras partes e a partir daí temos uma ideia do espaço que nós temos na escola e que muitas vezes não utilizamos. O que nós queremos é que os alunos tenham uma aprendizagem significativa”, ressaltou Cinthya.

As formações acontecem de 15 em 15 dias e neste período atendem aproximadamente 22 escolas da rede municipal de ensino.

“As formações com as equipes gestoras pensam juntas nos processos de fortalecimento de uma gestão democrática, com a participação e opinião de todos que fazem parte da Tutoria. A realidade da escola é a pauta da formação, cada uma com a sua realidade e necessidades, daí é observado o que toda a equipe necessita para que o processo de aprendizagem aconteça com qualidade”, explicou a coordenadora do Programa, Adriana Guima.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Eliton Santos