20/04/17 | 14:06
Encerramento dos Jogos Indígenas reúne alunos da Educação Infantil

6 Edição Jogos Indigenas. EM. Candido Honório. Fotos Cleomir Santos (4)Na manhã desta quinta-feira, 20/4, 11 unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escola que atendem a Educação Infantil, participaram do encerramento dos 7º Jogos de Origem Indígena (Join). O evento aconteceu na Escola Municipal Desembargador Cândido Honório, no bairro Alvorada 2, zona Oeste de Manaus.

Os jogos, desenvolvido e organizado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, tem como objetivo trabalhar a diversidade na Educação Infantil voltado para Educação Indígena. De acordo com assessora pedagógica, Josiane do Valle, da DDZ Oeste, essa forma lúdica é prazerosa de trabalhar a realidade indígena com crianças dos anos iniciais. “É uma prazer poder juntar a educação infantil, a educação física e a diversidade e o cumprimento do currículo escolar”, disse ela.

As 58 crianças que participaram dos jogos disputaram nas modalidades de tiro ao alvo e corrida com tora. Ao final, todas receberam medalhas de participação. “Antes de começar os jogos nós explicamos para as crianças usando uma frase indígena que, o importante não é competir e sim participar, que tomamos como base, todas as crianças serem premiadas, independente de conseguiu ou não realizar a atividade, o importante é participar”, explicou Josiane.

6 Edição Jogos Indigenas. EM. Candido Honório. Fotos Cleomir Santos (7)Para a professora Fabiane Siqueira, do 2º período do Cmei Graziela Ribeiro, localizado também no bairro Alvorada 2, os jogos tiveram boa aceitação entre os alunos e explicou como as atividades foram escolhidas. “Antes de começar as atividades mostramos para as crianças o que eram os jogos indígenas, por meio de figuras, vídeos e atividades de interação, e eles escolheram as modalidades que queriam disputar”.

A aluna do 2º período do Cmei Graziela Ribeiro, Manuela Carvalho de 5 anos, disse não ter tido dificuldade nas atividades. “A atividade que eu mais gostei foi a da corrida com tora, eu corri direitinho. Segurava a tora e saia correndo e também não achei pesado”, comentou a animada.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054