12/04/19 | 17:22
Educadores participam de formação do Programa de Tutoria Educacional da Semed

Mais de 600 professores em estágio probatório da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) tiveram acesso a informações sobre as propostas curriculares do município, avaliações internas e externas realizadas ao longo do ano, bem como a missão, visão e valores da rede municipal de ensino durante esta sexta-feira, 12/4. O encontro, que faz parte das ações de Programa de Tutoria Educacional, executado desde 2015 na Semed, foi realizado em duas escolas da rede, ambas localizadas na zona leste da cidade,  e na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na zona Centro-Sul.

Essa foi segunda parte da programação de integração voltada exclusivamente a professores em estágio probatório do município. A primeira aconteceu na última sexta-feira, 5/4,  nas Escolas Aristóteles Comte de Alencar, bairro Armando Mendes, Zona Leste e   na Escola Paulo Pinto Nery, situada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.  E a segunda, realizada nesta sexta-feira, foi na DDPM e na Escola Cândido Honório e Engenheiro dos Santos Braga.  O momento, que começou semana passada, envolveu aproximadamente 1200 educadores no total.

Segundo a coordenadora geral do Programa , Adriana Barbosa,  a ideia principal da atividade é acolher  e mostrar ao público alvo dos encontros   as especificidades e o  contexto geral da rede municipal de ensino, além de aspectos da proposta do Programa de Tutoria.

“O objetivo dessa atividade é integrar esse professor a rede municipal de ensino. E é  importante fazer também para  o  professor que está entrando ou que já está na rede tenha acesso a informações, por exemplo, sobre a nossa missão e valores em quanto rede municipal, nosso organograma, os resultados e metas da secretaria, enfim sobre as especificidades da rede”, ressaltou.

Os encontros foram dedicados a todos os professores em estágio probatório, independentemente do ano que tomaram posse. Havia,  inclusive,  educadores convocados em novembro de 2018, ou seja, que estão no quadro efetivo da Semed há pouco mais 4 meses. É o caso da recém-formada em pedagogia, Beatriz Souza, que tomou posse para duas modalidades de ensino no município, educação infantil e ensino fundamental, e atua na Escola Municipal Historiador Mário Ypiranga Monteiro.

Para a professora, a formação foi um momento ímpar  e irá com certeza ser  importante para seu fazer pedagógico. “Como  acabei de saí da faculdade para mim foi muito importante, porque a gente sabe o que fazer em sala de aula, mas coisas mais especificas que também precisamos saber, como a parte burocrática da Semed e quem pode nos assessorar na escola não sabemos quando entramos . Então apesar de ser difícil de  sair da escola, porque  está  escola finalizando o 1º bimestre, valeu muito a pena , porque foi bem proveitoso”, comentou.

No encontro desta sexta-feira, tinha também professores que entraram para quadro o efetivo da Semed antes da execução do Programa de Tutoria Educacional, como a professora de educação infantil, Denise Góes da Cunha, lotada na Pré-Escola Creche Infante Tiradentes da Policia Militar do Amazonas, que entrou na Semed em 2011 para assumir uma cadeira de 20h e tomou em 2018 para assumir outra cadeira de 20h.

Segundo a educadora o Programa de Tutoria de Educacional, além de ser inovador é importante, porque  ajuda a dá um norte para os professores que entram na rede.

“Na época que entrei não tínhamos acesso às informações como temos hoje sobre as questões não ligadas ao pedagógico, como por exemplo,  as diretrizes e as realidades da secretaria. Por isso que esse programa é fundamental para nós (professores em estágio probatório)”, falou.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

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