31/08/17 | 16:45
Desfile Cívico da DDZ Leste I conta com participação de alunos de 73 escolas

Mais de 300 pessoas, entre alunos, gestores, professores, assessores pedagógicos e comunitários participaram, na manhã desta quinta-feira, 31/8, do Desfile Cívico realizado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, no bairro Coroado II, zona leste da cidade.  O evento deste ano teve com o tema “Avante DDZ Leste. Compromisso com o Ideb” e contou com apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

O desfile foi aberto com o Hino Nacional, exposição de bandeiras e apresentação da fanfarra da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros. No total, cerca de 100 alunos, de 73 escolas pertencentes a Divisão Leste 1.

Segundo a chefe da divisão, Renata Morais, além de ser alusivo à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, comemorada no dia 5 de setembro e à Independência do Brasil, no dia 7, também tem a finalidade fortalecer entre, a comunidade escolar, a importância da Prova Brasil nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda rede municipal.

“Neste ano, o desfile teve o objetivo de mobilizar e chamar a atenção da comunidade escolar da Divisão Leste 1, incluindo, os pais, responsáveis dos nossos alunos, sobre a  importância da Prova Brasil para o aprendizado dos seus filhos e para a rede municipal de ensino”, disse.

O primeiro pelotão a desfilar foi o da Educação Infantil, que carregou uma faixa com a mensagem “Somos a base para um futuro melhor”. Logo depois vieram os alunos dos anos iniciais, com os dizeres “Ideb: compromisso firmado nos anos iniciais”. E em seguida os estudantes dos anos finais levando a mensagem “Anos finais: Avançando no resultado do Ideb! Somos guerreiros! Somos Futuro!”.

Também se apresentaram os alunos da Educação de Jovens e Adultos com o cartaz que dizia: Abrindo horizontes para a construção da cidadania e os assessores pedagógicos e gestores.

Umas das unidades participantes foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Abelhinha. De acordo com a gestora da unidade, Regina Martins, o evento intensifica as ações que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo ao logo deste ano para o sucesso e bom desempenho dos estudantes que irão fazer a Prova Brasil.

“Todas as ações que tem como foco criar estratégias pedagógicas para contribuir no resultado positivo da Prova Brasil, como é caso deste desfile,  vem somar com as ações já realizadas pelas escolas”, disse.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054