30/11/19 | 19:30
DDZ Sul realiza V Gincana Cultural do Programa de Correção de Fluxo Acelera Brasil

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta sexta-feira, 29, a V Gincana Cultural do Programa da Correção de Fluxo Acelera Brasil, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), na Escola Municipal Vicente de Paula, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. O evento envolveu todas as turmas que participam do programa de correção da DDZ, com aproximadamente 200 pessoas, sendo 160 alunos. O objetivo da gincana é promover a interação entre os estudantes e avaliar o desenvolvimento dos mesmos.

A Gincana iniciou em 2015, junto com a parceria da secretaria com o instituto Ayrton Senna, e visa avaliar os conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Relações Humanas, sempre com atividades que propiciem a vivência da cooperação, do respeito, da autonomia e da responsabilidade, além do uso das competências socioemocionais. O intuito foi proporcionar uma competição saudável e harmoniosa entre as turmas.

A disputa foi dividida em três etapas, sendo a primeira de conhecimento gerais, onde as turmas responderam 40 perguntas, valendo 100 pontos cada acerto. Em seguida, houve a prova de resolução de problemas matemáticos e por fim, os alunos realizaram a etapa final, composta de atividades colaborativas, como a corrida de canaleta, o campo minado de matemática e o desafio bola no cesto.

Após a contagem de pontos, a DDZ premiou as turmas que ficaram entre os três primeiros lugares, além disso, houve a escolha e premiação dos melhores leitores e as melhores produções textuais, atividades realizadas nas escolas participantes durante o mês de novembro e avaliadas pela equipe do IAS.

Participaram da ação oito escolas, a Escola Municipal Padre Sebastião Puga, Eescola Municipal Joaquim da Silva Pinto, Escola Municipal Tereza Rosa Abtibol, Escola Municipal Escritor Erasmo do Amaral Linhares, Escola Municipal Nazira Chama Daou, Escola Municipal Professor Nilton Lins e Escola Municipal Professora Maria Lira Pereira.

A chefe de da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, enfatizou a importância do programa na rede municipal de ensino e como ele influencia em detalhes, além do conhecimento dos alunos.

“É através do programa, juntamente com todos os professores, equipe pedagógica e a parceria com o instituto Ayrton Senna, que os alunos podem perceber que eles têm capacidade de concluir os seus estudos com sucesso. A questão da autoestima também é muito importante, porque em algum momento da vida deles pararam e pensaram que não podiam concluir mais os estudos e ficaram de certa forma parados no tempo, em sala de aula, vendo os outros colegas avançarem e eles não. Vê-los agora competindo de forma saudável, felizes, é gratificante, é importante para gente, saber que eles estão caminhando no processo certo de educação e aprendizagem”, comentou.

Para a aluna Gessyka de Souza, 11, algo de extrema relevância para o seu desenvolvimento enquanto estudante no programa acelera é o apoio do professor. “Estou muito feliz de entrar no acelera porque se eu não tivesse entrado eu teria uma vida mais complicada, mas com um professor maravilhoso que eu tenho fiquei incentivada a estudar mais, acelerar nos estudos. Quando eu entrei na escola, não dava muita atenção aos estudos, mas quando o professor me ensinou que através deles eu podia ter um futuro melhor, eu mudei. É bom ter um professor que se importa com a gente

O Acelera Brasil
O Acelera Brasil é um programa destinado aos alunos do 3º ao 5º ano, que já possuem noções básicas ou rudimentares de alfabetização e que estejam com distorção de no mínimo dois anos. Ao final do ano, o aluno poderá ser acelerado em até dois anos.

Texto: Jéssica Salomão

Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054