12/04/19 | 16:26
DDZ Sul realiza 1ª Maratona do Bloco Pedagógico

Com tema “Oficinas, práticas de alfabetização com sequencia didática”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, realizou nesta sexta-feira, 12/4, a 1ª Maratona do Bloco Pedagógico. O evento contou com aproximadamente 60 professores de 42 unidades de ensino da divisão, que trabalham com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A programação em tempo integral foi realizada, na Escola do Legislativo da ALEAM, na Avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

De acordo com assessor pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues, a divisão já realiza a maratona desde 2016 para ajudar os educadores do Bloco Pedagógico com suas atividades em sala de aula com alunos do 1º, 2º e 3º anos.

“Nós trazemos experiências práticas para que o professor, imediatamente, já chegue trabalhando com recurso desenvolvido nesses encontros. A maratona atende educadores para desenvolver práticas alfabetizadoras a partir dessa experiência com algo lúdico e pratico”, disse.

Com formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma das formadoras do encontro, a assessora pedagógica da divisão, Maria do Socorro Couto Carvalho, destacou o tema para os educadores.

“Nós trabalhamos na maratona a sequencia didática, que é uma atividade bastante diversificada, onde traz um tema com atividades lúdicas e concretas para que os professores possam desenvolver seu trabalho de maneira bem ativa e animada”, comentou.

Aprendizado
Com aproximadamente 145 alunos do Bloco Pedagógico, a professora Elaine Cristina da Silva, da Escola Municipal Felismino Francisco Soares, localizada no centro, disse que é muito importante a formação para o trabalho pedagógico.

“É de suma importância estar participando onde a nossa prática está em evidência e tendo a experiência dos outros colegas. Tudo isso só vem enriquecer nosso trabalho, onde podemos colocar em pratica o que aprendemos e fazer com que a alfabetização realmente aconteça em nossas escolas”, contou.

Para professora Elisandra de Oliveira Lima, da Escola Municipal Graziela Ribeiro, bairro São Lazaro, a maratona veio para aprimorar o conhecimento com as atividades desenvolvidas com os 51 alunos da escola do Bloco Pedagógico.

“Os professores podem utilizar as músicas, as produções que os alunos vão passar a desenvolver, tudo isso são referencias por meio do Bloco Pedagógico. O trabalho é totalmente diferente do convencional, faz com que os alunos produzam, sejam mais independentes, criem e participem cada vez mais”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054