20/05/20 | 20:34
DDZ Leste realiza Dia ‘D’ de prevenção ao coronavírus e incentivo ao Aula em Casa

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 realizou nesta quarta-feira, 20/5, o Dia D de combate ao coronavírus e de fortalecimento do projeto Aula em Casa. O objetivo da ação é mobilizar a equipe das unidades escolares a organizar grupos nas mídias sociais para trabalhar o Ensino a Distância por meio das ferramentas tecnológicas, buscando um  índice significativo de participação dos educandos e família, além de incentivar o cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao combate do COVID-19.

Durante o dia, os professores, pedagogos e gestores das unidades de ensino distribuíram vídeos, alguns feitos com a participação das famílias dos estudantes, nos grupos de Whatsapp que as escolas mantém com os responsáveis para manter contato nesse período de isolamento social.

E mesmo sendo o Dia D, as ações desenvolvidas pela DDZ começaram no início do mês de maio, 06/5, com reuniões que envolveram pedagogos, professores e gestores. Durante esse tempo, cada professor trabalhou as questões relacionadas aos cuidados com a saúde e os assuntos naturais que seriam tratados em sala de aula.

A chefe da DDZ Leste 1, Ilenilda de Araújo, conta que as reuniões serviram para reforçar esse trabalho de prevenção com as famílias e fortalecer o engajamento dos professores da zona. “Pensamos nisso porque aqui na Zona Leste as pessoas têm saído muito as ruas, sem se preocupar com a questão das máscaras e do distanciamento. Por isso, pensamos juntamente com os pedagogos que com a criança participando, pode levar as famílias a uma reflexão sobre tudo que está acontecendo”, observa.

A mobilização, de acordo com Ilenilda, tem duas frentes: Fortalecer o isolamento social no combate ao coronavírus; e incentivar a participação dos alunos no projeto Aula em Casa. “Isso acontece de duas formas: a primeira com o vídeo que as escolas estão criando e encaminhando para as famílias. E os assessores e gerentes da DDZ que estão se reunindo com todos os professores com o propósito de fortalecer o engajamento deles para trazer as crianças para o Aula em Casa”, acrescenta Ilenilda.

A gestora da Escola Municipal Davison de Araújo Pereira, Maria Elisângela Lavareda, do bairro Tancredo Neves, explica que a escola trabalha com esses temas desde a paralisação da aula presencial. “No plano de ação que fizemos para trabalhar com as crianças em casa, trabalhamos a questão da prevenção porque o público da escola é formado por muitos pais que trabalham na informalidade. Trabalhamos também questões como o uso da máscara, de lavar as mãos apropriadamente, evitar levar a mão ao rosto. Com o Dia D, nós tivemos um retorno das famílias e todos usavam máscaras, até vídeos com os pais ensinando como usá-las e isso mostra que o nosso trabalho diário está surtindo efeito”, comemora.

Uma dessas respostas positivas foi de Lindalvada Silva, mãe da aluna Thalia da Silva, da Escola Municipal Davison Pereira. Ela conta que a professora de sua filha passou um trabalho sobre como estão se prevenindo em relação ao coronavírus. “Tiramos fotos, mostramos para ela como estamos fazendo, nos prevenindo. Foi muito bom porque ajudou a pesquisar mais sobre a doença e os cuidados que devemos ter”, comenta.

Além disso, ela acrescenta que mantém contato constante com a professora. “Estamos falando por meio de mensagens. Ela tira as dúvidas das crianças e passa tarefa, tudo por celular”, finaliza Lindalva.

Texto: Alexandre
Fotos: Divulgação