19/05/17 | 15:56
DDZ Leste 2 realiza abertura de Festival Olímpico Infantil

RRA_4755Muita alegria, descontração e criatividade marcaram a abertura do 2º Festival Olímpico Infantil, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta sexta-feira, 19/5. No total, o evento contou com a participação de 13 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Edinir Telles Guimarães, no bairro Cidade de Deus.

Cada unidade de ensino desenvolverá as atividades com a realização de uma Mostra Cultural e Festival Olímpico. As atividades com as crianças são com jogos de rugby, tiro com arco, golfe, chute ao gol, futebol e jogo de combate. Todos os Cmeis da DDZ Leste 2 desenvolverão as temáticas de acordo com a realidade dos alunos e da unidade de RRA_4684ensino. Até o dia 2 de junho, as sete DDZs da Semed realizarão a abertura.

A programação de abertura com contou com a presença das crianças, com a entrada do fogo olímpico, ginástica de macro aquecimento e a entrega das medalhas aos atletas participantes do 2º Festival Olímpico Infantil e aos representantes dos Cmeis e escolas municipais, que trabalham com a Educação Infantil.

Segundo o chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Alexandre Romano, os jogos são importantes para o desenvolvimento das crianças, em especial aos alunos da zona Leste.RRA_4765

“Foi um sucesso o evento. Nós vimos a criatividade das escolas, as crianças brincando, participando e todos bem felizes pela realização do evento. Com o festival, as crianças das escolas da zona vão ganhar muito com aprendizado e atividades temáticas”, contou.

A chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, disse que apesar de serem crianças, os alunos conseguem assimilar a temática sobre as Lendas Amazônicas e a nossa cultura por meio de jogos.

“Com certeza, quando eles aprendem algo sobre a sua região, isso agrega aos conteúdos de geografia, história e dos conhecimentos deles do espaço em que vivem, da valorização que vão começar a ter das lendas que fazem parte do nosso espaço”, disse.

Atividades

O Cmei Maria Amélia, bairro Puraquequara, participou da solenidade de abertura e realizará a Mostra Cultural na unidade com umRRA_4798 total de oito Lendas Amazônicas, como Guaraná, Curupira, Açaí, Boto Cor de Rosa, Vitória Régia, entre outros. Para pedagoga, Lidiane Andrade, a ação da escola, que será realizada no dia 26 de maio e o festival dia 31, envolvendo as 300 crianças, do maternal 2 e 3 e do 1º e 2º períodos, contribuirá para o ensino.

“Os temas serão desenvolvidos através de contação de histórias e reconto da história. Eles vão desenvolver dentro da sala de aula, com a utilização de cartazes e depois vão recontar e expor para comunidade. Apesar de serem pequenas, conseguem assimilar, porque se trabalha em cima das músicas temáticas”, afirmou.RRA_4855

Segundo a pedagoga Ireneude do Vale, do Cmei Professora Renata Holanda, bairro Jorge Teixeira, o evento é importante para o desenvolvimento das quase 400 crianças dos 1º e 2º períodos da unidade. Segundo a educadora, o trabalho foi realizado com um total de 10 lendas com uma Mostra Cultural, realizada de 8 a 12 de maio.

“Nós trabalhamos em sala de aula durante uma semana, as professoras tiveram esse tempo para produzir com as crianças com cartazes, bem como a caracterização que foi em sala, mas tudo produzido pelos alunos, com orientação pelas educadoras”, finalizou e disse que o Festival da escola será dia 26.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054