20/12/18 | 10:56
DDZ Leste 2 lança campanha com ações para alcançar metas do Ideb em 2019

Educadores de 70 unidades de ensino, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, participaram nesta quarta-feira, 19/12, do lançamento da campanha ‘Ho-Ho-Ho O Ideb Chegou’, com o tema “O futuro já começou com a viradinha do Ideb”. O evento foi realizado na sede da divisão, localizada no bairro Zumbi 2, zona Leste da cidade.

O objetivo é mobilizar toda a comunidade interna e externa para o alcance das metas e colocar Manaus na oitava posição no raking das capitais brasileiras do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divisão iniciou a campanha em 2015, quando lançou o Bonde do Ideb. Ano passado, a coordenação pedagógica criou a Micareta do Ideb, visando realizar atividades para melhorar o processo de ensino e aprendizado dos alunos.

No encontro, foram sugeridas algumas ações pedagógicas que podem fortalecer as unidades de ensino no trabalho para o próximo Ideb como: análise do rendimento bimestral das escolas; diagnóstico das turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; assessoramento pedagógico in loco semanal; acompanhamento para a redução da baixa frequência e possíveis abandonos; observar o perfil de professores que serão lotados nos 5º e 9º anos, para desenvolverem ações que contemplem os descritores, entre outras atividades pedagógicas.

A chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, destacou a trajetória desenvolvida para alavancar ainda mais os índices do Ideb nas unidades de ensino de sua zona geográfica.

“Não vamos esperar o ano novo chegar, pois o futuro começa agora. Nós precisamos fazer várias ações para alcançar a meta da Semed, que é colocar Manaus como a oitava capital no ranking do Ideb. Para isso, nossas escolas vão realizar várias atividades pedagógicas”, comentou.

Segundo a gerente pedagógica da divisão, Nilcilene Gouveia, o trabalho do Ideb começa a ser plantado desde cedo, ou seja, com atividades nas Creches Municipais, que serão chamadas “Berçário do Ideb” e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de “Madrinhas do Ideb”.

“Nós conseguimos envolver desde as nossas três Creches e os 11 Cmeis para fazermos toda essa caminhada. Com isso, estamos dizendo que o Ideb vem realmente desde cedo. O Ideb não é apenas o Ensino Fundamental, mas vem com toda essa trajetória de conhecimento, organização e liderança”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Divulgação/ DDZ Leste 2

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054