03/05/19 | 13:11
Crianças apresentam obras de Elson Farias em programação de encerramento da Semana Literatura Amazonense em Cmei

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raimundo Figueiredo de Souza, bairro Redenção, zona Oeste, realizou o encerramento da Semana da Literatura Amazonense, homenageando o escritor e poeta Elson Farias. A programação ocorreu, nesta sexta-feira, 3/5, com a apresentação dos alunos dos 1º e 2º períodos apresentando a biografia e coleção do autor, como: o Zezé; O Jovem Tamarindo; A Origem da Estrelas; Romance dos Sapos; Viajando com o Boto no Fundo do Rio; As Aves pedem ajuda; entre outros, além da merenda literária com autor.

O evento faz parte do calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e todas as 496 unidades de ensino da rede desenvolvem atividades em comemoração à Semana da Literatura Amazonense. O objetivo da ação é incentivar o hábito pela leitura prazerosa nos estudantes da rede, como também, proporcionar que conheçam e valorizem as obras literárias dos autores amazonenses.

De acordo com a diretora, Monique Brito de Lima, foram realizadas atividades envolvendo os 219 alunos, do 1º e 2º períodos, durante duas semanas. Segundo a educadora, a escola se preocupa com o incentivo à leitura das crianças, principalmente com temas relacionados à região.

“Nada melhor do que escolher para homenagear, estudar e se apropriar da obra do Elson Farias, um escritor amazonense que tem grande parte do seu acervo dedicado à literatura infantil amazonense. Além disso, os alunos fizeram uma leitura prazerosa”, contou.

Natural do município de Itacoatiara, o escritor e poeta, Elson Farias, 82, com 55 livros lançados, sendo 33 destinados à literatura infantil, foi o homenageado pela escola. Ele aproveitou para destacar o trabalho pedagógico com as crianças sobre a literatura amazonense.

“A semana é um estímulo, porque nós escrevemos para alguém ler. Deu para perceber que essas crianças estão lendo. É importante, que desde cedo os alunos participem e comecem a aprender, porque a literatura é um meio de informação e de formação também”, concluiu.

O mecânico industrial, Denis Marcos Santana de Souza, 47, pai do aluno do 2º período, Deryck Mattheus Dmitry, 5, acompanhou a programação. Para ele, é importante as crianças aprenderam desde cedo sobre a temática.

“É muito importante para os alunos e influencia muito no aprendizado, na formação de uma boa consciência e estudos dos nossos filhos. Tudo que puder ensinar desde cedo, para o bem das crianças, é muito bom. Para participar da programação, meu filho me fez fazer uma visita em vários locais para comprar a roupa dele”, comentou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054