14/07/17 | 14:11
Creche municipal lança projeto “Nêga Maluca por Estórias”

Educadores, crianças, pais e responsáveis participaram, na manhã desta sexta-feira 14/7, do lançamento do Projeto “Nêga Maluca por Estórias” da Creche Municipal Ana Lopes, localizada no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus. O evento também foi uma forma de comemorar os 3 anos de funcionamento da unidade.

O projeto foi criado para aproximar o contato das crianças com os livros de Literatura Infantil e estimular o hábito diário da leitura entre a criança, creche e família, que acontecerá com a utilização de uma mochila, confeccionada pelas próprias professoras, com o nome de “Mochila Viajante”. Toda semana dois alunos levarão para casa com livros infantis, de acordo com a faixa etária da criança, os pais contarão as histórias e responderão os questionários sobre a reação e entendimento da criança sobre o que ouviu.

De acordo com a professora, Neile Vasconcelos, que leciona para alunos do maternal, a atividade é uma ferramenta a mais utilizada para envolver os pais, que já são bastante participativos nas atividades da creche. “Nós trabalhamos muito em parceria com a família, o projeto só vem aumentar ainda mais essa união entre família, aluno e professor”, comentou a professora.

No lançamento do projeto todas as professoras se fantasiaram e dançaram o samba da “Nêga Maluca”. Uma vez por semana a personagem visitará às turmas para contar uma nova história, utilizando fantoches ou criando um momento musical. O projeto também será avaliado durante o planejamento, que acontece mensalmente e será feita uma reflexão pelos docentes se a execução e o objetivo do projeto estão sendo alcançados.

Os pais e responsáveis que estiveram no lançamento do projeto receberam a ação de forma positiva e firmaram o compromisso de desenvolver em casa a proposta do projeto. “Eu fiquei encantada com o projeto, esse hábito da leitura já é algo que é desenvolvido na minha família, mas a diferença é que agora a minha filha é quem vai trazer para casa o que nós vamos ler, junto com os irmãos e primos”, afirmou Raquel Pantoja, mãe da aluna Lara Mel Pantoja de 1 ano.

A creche tem mais de 180 crianças, de 1 a 3 anos, matriculadas nas 11 turmas, sendo sete em horário integral com alunos de 1 a 2 anos e quatro turmas que funcionam em horário parcial, no turno matutino e vespertino, com crianças de 3 anos. Para a gestora da creche, Rinalda Ortiz, o projeto é uma forma enfatizar o pedido da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que é de incentivar a leitura. “Mesmo não sabendo ler, eles vão cobrar dos pais para que eles leiam e isso vai virar um hábito, uma rotina familiar”, afirmou Rinalda.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054