11/05/18 | 13:49
Cmei Onias Bento realiza 3º Festival Olímpico

Com tema “Curumim leva a Copa para a Floresta”, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento da Silva Filho, na comunidade Aliança com Deus, Cidade Nova, zona Norte, realizou o 3º Festival Olímpico da Educação Infantil, na manhã desta sexta-feira, 11/5, com evento 315 alunos do 1º e 2º períodos e do maternal 3.

O Festival Olímpico, coordenado pela Divisão de Educação Infantil (DEI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que este ano tem como tema ‘Quadrinhos da Copa do Mundo’, busca proporcionar às crianças interação, desenvolvimento da linguagem e produção textual, utilizando brincadeiras e práticas esportivas. Em 2018, participam 264 unidades que atuam na Educação Infantil.

A programação contou com cada turma representando um país participante do mundial de futebol. Além disso, as crianças puderam se divertir e brincar com chutes a gol, embaixadinha, skate do futuro, tiro com arco e futebol de sabão.

A diretora da escola, Simone Malveira Guimarães, explicou que as brincadeiras e os jogos foram trabalhados de forma lúdica e pedagógica pelas professoras em sala de aula.

“Todas as brincadeiras aqui são intencionais, tem objetivo. As atividades às vezes podem parecer uma simples brincadeira, mas as pessoas não têm noção do quanto podem desenvolver a psicomotricidade de uma criança com atividades como subir, chutar uma bola”, explicou.

De acordo com a professora Rosilene Oliveira dos Anjos, foi realizado um planejamento pedagógico para tratar do tema do festival. “São crianças inteligentes, com quem que foram trabalhadas o tema Curumim. Desenvolvemos várias atividades de pesquisas, desenhos, músicas, pinturas, colagem, que contribuíram para que elas conhecessem a cultura indígena”.

O chefe da DEI da Semed, Alexandre Romano, ficou satisfeito com o resultado das atividades. “A Semed dá o direcionamento, mas a escola tem autonomia para decidir o que elas querem fazer. A escola realizou toda uma temática envolvendo o personagem do Curumim e é muito importante, porque as crianças brincaram, interagiram e, com isso, se desenvolvem integralmente”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054