17/04/12 | 17:19
CMEI Maria do Céu realiza encerramento da Semana da Literatura Amazonense

Os escritores amazonenses Celdo Braga, Ana Peixoto, Thiago de Melo e Tenório Teles foram os  homenageados pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria do Céu, bairro Ajuricaba, zona Oeste da cidade na Semana de Literatura Amazonense.

A unidade educacional realizou, nesta terça-feira (17), o encerramento das atividades com os 240 alunos na faixa etária de 3 a 5 anos. A meta da coordenação pedagógica é que as crianças conheçam as obras dos escritores e saibam valorizar o trabalho que eles realizam em prol da literatura local.

Os educadores do CMEI Maria do Céu realizaram várias atividades no período da Semana da Literatura. Os alunos aprenderam sobre os trabalhos dos escritores por meio de apresentações de cartazes, roda de conversa (informações sobre as obras literárias) e manuseio dos livros dos homenageados.

Segundo a pedagoga da escola, Norma Angélica, as crianças conseguiram assimilar as informações passadas pelos professores. A educadora cita como exemplo os cartazes colocados nos corredores com as fotos dos homenageados, em que os alunos diziam esse é o ‘Tenório Teles’ e aquele ‘o Thiago de Melo’.

“O fato deles (crianças) reconhecerem cada artista é o resultado obtido pelos professores em sala de aula. Tudo isso é bom, porque os alunos já começam a dar o devido valor e importância aos trabalhos de nossos artistas”, completou.

            Apresentações

Os alunos do CMEI Maria do Céu fizeram uma apresentação de cartazes sobre a vida de Thiago de Melo, dramatização da história do livro de Ana Peixoto “História dos Bichos da Amazônia: o papagaio e a cobra” e apresentação musical do poema “Iara dos Rios” e “Alto Solimões”, entre outras atrações.

 “Foi acima de tudo gratificante para todos nós ver o quanto as crianças aprenderam sobre nossos escritores. Apesar da pouca idade eles conseguiram entender assuntos que fazem parte de nosso cotidiano e principalmente identificando nossa cultura com pequenas coisas que fazem parte de um aprendizado positivo para nossa comunidade escolar”, explicou a Professora Liliane Mendes Fernandes.