10/10/19 | 15:12
Cmei Maria de Lourdes Braga realiza programação alusiva ao Dia das Crianças e Festa da Família

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria de Lourdes Braga, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, realizou nesta quinta-feira, 10/10, uma programação alusiva ao ‘Dia das Crianças e Festa da Família”. O evento, realizado na Chácara paraíso Verde, próximo a unidade de ensino, contou com aproximadamente 300 pessoas, entre pais e responsáveis, professores e os 200 alunos do 1º e 2º período.

Baseado no tema do ano letivo ‘Escola e família: todos responsáveis uns pelos outros’, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as atividades foram realizadas com a participação da Caravana da Educação Infantil com a apresentação dos ‘Vingadores’. E teve ainda o circuito de brincadeiras ao ar livre, lanche coletivo, entrega de lembranças, pula-pula e piscina.

A diretora da escola, Liliane Oliveira Corrêa, disse que a coordenação pedagógica da escola aproveitou o momento para unir todos os responsáveis em um só momento, pois todos fazem parte do processo de aprendizagem.

“Desde o começo nós planejamos que a família estivesse presente, justamente para interagir com as atividades da escola com as crianças, porque nessa fase é muito importante que haja essa interação dos pais com seus filhos em todas as atividades, além disso, eles podem conhecer o trabalho da escola”, finalizou.

A coordenadora da Educação Infantil, Nádia Nascimento, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, acompanhou toda programação. Para educadora, é fundamental a participação de todos neste contexto, pois o trabalho é realizado em conjunto.

“O engajamento familiar é fundamental para fortalecer a relação escola e família. Quando isso acontece há uma continuidade e reforço desse aprendizado e ações que a escola faz, enfim, a criança aprende na escola e depois tem continuidade em casa com a família”, disse.

A doméstica Greiciane Pereira da Silva, 28, mãe do aluno do 2º período, Arthur Williames da Silva Vieira, 5, não perde uma programação da escola. Segundo ela, as atividades são importantes porque todos podem se confraternizar, principalmente seu filho que é autista.

“Esses eventos são muito importantes. Meu filho participa de todos e sempre procuro marcar presença. A escola é como se fosse uma segunda casa para meu filho, porque ele é cuidado com muito carinho. Isso ajuda muito no desenvolvimento dele e na interação social com as outras crianças”, disse.

Denise Ribeiro de Castro, 53, avó do aluno do 2º período, Davi Luiz Castro e Silva, 5, disse que os pais têm que estar presente sempre para conhecer melhor o trabalho da escola.

“É muito boa essa programação, os pais têm que estar sempre presente em todos os eventos, não só aqui, mas na escola com os professores e a gestora. Os pais não têm que ficar somente em casa, mas na escola para saber sobre o filho e seu desenvolvimento”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054