04/10/19 | 15:04
Cmei Maria Amélia Tavares Lopes realiza 4ª Festa da Cultura Manauara

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Amélia Tavares Lopes, bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, realizou nesta sexta-feira, 04/09, a 4ª Festa da Cultura Manauara, com o tema ‘Manaus: sabores e saberes’. O evento contou com a participação de 300 crianças do 1º e 2º período e do maternal 2 e 3, além dos pais, responsáveis e a comunidade em geral.

A programação reuniu apresentações artísticas como da Oca do Conhecimento do Puraquequara, do grupo Ukulele, dança da colheita, dança da lenda do boitatá, lenda da Vitória Régia e dança do canoeiro, com os alunos do 1º e 2º período. E ainda exposição sobre a cultura cabocla, comidas típicas e músicas regionais.

De acordo com a diretora Katie Ane dos Santos, são importantes as atividades realizadas na escola, principalmente quando contam com a participação dos pais e responsáveis, que podem acompanhar de perto o aprendizado dos filhos.

“A interação entre pais e escola é bastante satisfatória. A nossa meta é trabalhar a identidade com as nossas crianças e elas aprendem também a questão do movimento e a interação uns com os outros. As crianças puderam fazer atividades nas salas de referências, por meio de pintura e colagem e também visitaram o Museu Cidade de Manaus”, comentou.

A professora do 2º período, Nallu Cristina, explicou que apesar de serem pequenos, os alunos conseguem aprender a temática. Ela disse, que o planejamento foi baseado na realidade dos pais e responsáveis, que usam da área geográfica para o sustento da família.

“Nós trabalhamos a vivência deles, porque muitos pais são ribeirinhos. A criança tem a vivência na pesca e de como remar, enfim, do meio em que vive. Isso é muito lúdico e aprendemos com eles também. Eles conseguem assimilar e contam as histórias, relatam a vivencia”, contou.

A especialista em educação ambiental, Yone Nascimento Neves, 37 anos, mãe do aluno do 2º período, Eloan Nascimento Araújo, 4, e do 1º período, Yan Nascimento Araújo, 3, apesar do trabalho, sempre que pode participa das programações realizadas pela escola. Para ela, a temática do evento foi muito boa.

“A questão ambiental está sendo muito falada no mundo e tratar o meio ambiente através da cultura da nossa Amazônia é fundamental, porque as crianças já começam a entender de fato sobre preservar e cultivar, além de toda cultura que faz parte do nosso cotidiano”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério/ Semed
Fotos: Paulo Rogério/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054