29/11/19 | 19:28
Cerimônia marca encerramento do projeto de educação financeira: sonhar, planejar e alcançar

A cerimônia de encerramento do projeto de Educação Financeira: Sonhar, Planejar e Alcançar, realizado na rede municipal de ensino de Manaus em 2019, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Vila Sésamo e apoio da MetLife Foundation, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 29/11. O evento ocorreu no Parque Municipal da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. A programação contou com muitas apresentações culturais e relatos de experiência das unidades envolvidas na edição de 2019.

A ação foi desenvolvida no período de fevereiro a novembro em 21 Centros de Educação Infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino e envolveu aproximadamente cinco mil crianças, de 4 a 5 anos , além de  200 professores. O objetivo foi promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares e contribuir para uma nova geração de pessoas que saibam consumir de forma consciente.

Durante a execução do projeto houve capacitação de educadores das unidades de ensino, realização de atividades que motivaram os alunos e familiares a criar uma nova postura com relação a dinheiro, a gastos e supérfluos. Além disso foi concretizado diversos sonhos das crianças, a partir de planejamento e o esforço conjunto da cada unidade de ensino, dos pais dos alunos e a orientação de formadores do projeto Vila Sésamo, tudo isso de maneira lúdica, com uma linguagem e abordagem apropriada para modalidade da educação infantil.

As crianças tiveram acesso também a passeios, excursões, brinquedos e objetos adquiridos com dinheiro que elas e seus familiares economizaram e com a ajuda de custo cedida pelo projeto Vila Sésamo.

Segundo o chefe da educação infantil da Semed, Alexandre Romano, em 2019 o projeto foi ao encontro do tema abordado pela Secretaria, que buscou envolver ao mesmo tempo a família e escola a fim de proporciona o desenvolvimento integral da criança.

“Este trabalho foi muito importante porque vem contemplar o trabalho de educação financeira realizado pela secretaria, principalmente este ano em que a Semed trabalhou a questão do engajamento familiar, onde família e a escola estavam totalmente envolvidas no desenvolvimento do aluno”, explicou.

O projeto é de alcance mundial e em este ano foi realizado em cinco capitais: Manaus, Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Manaus recebeu a terceira edição ação. De acordo com a coordenadora do projeto de educação financeira Vila Sésamo, Larissa Seolim, que responde pela iniciativa em todo Brasil, a cada ano que se passa os Cmeis da Semed Manaus ficam mais empenhados na execução da ação, prova disso são os resultados detectados pelo projeto Vila Sésamo.

“A gente está cada vez mais colhendo resultados desse trabalho, percebemos em Manaus   que os sonhos coletivos das unidades estão mais consistentes e que está havendo uma   consolidação de todo esse trabalho, que vem ocorrendo aqui Manaus ao longo desses três anos”, afirmou.

Umas das unidades que executou o projeto foi o Cmei Paulo de Brito, localizado no Bairro de Flores, que envolveu 261 crianças, de 4 a 5 anos. Segundo a gestora da unidade de ensino, Odisseia Cavalcante, com o projeto os alunos aprenderam a ter mais responsabilidade com o dinheiro.

“O projeto foi riquíssimo e de grande importância tanto para o corpo docente, como para comunidade, porque contou com envolvimento e participação de toda comunidade escolar”, disse.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054