24/07/12 | 18:43
Bairro tarumã recebe o 104° Telecentro

Facilitar o acesso à informação por meio da informática é um dos objetivos do Telecentro inaugurado nesta segunda-feira, (23), na Escola Mul. Serafina Cinque localizada na Rua 6, Comunidade São Francisco, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

“O Telecentro é mais uma ferramenta pedagógica para inserir pais, alunos e comunitários no espaço escolar. Voltado também para aqueles que não tiveram a oportunidade e recursos para aprender a informática. Vamos implantar até o final do ano 219 telecentros. Isso é muito importante para a sociedade manauara e para essa classe de educadores que fazem o melhor pela educação”, declarou o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

De acordo com a gestora , Iolene da Silva Xavier, o telecentro será importante para a comunidade do bairro Tarumã devido à grande carência no local de espaços voltados para a tecnologia.

“O telecentro aproximará a comunidade do mundo por meio da internet. Vai facilitar em vários sentidos, como a digitação de currículos, pesquisas e cadastros. Os professores poderão aplicar com mais eficiência os projetos, além da escola ter mais recursos para atingir a sua meta que é melhorar a qualidade da leitura e escrita. Neste planejamento  já será incluído os horários para a utilização do telecentro que representa mais um recurso didático para os professores”, destacou a gestora

A Coordenadora do Telecentro, Lidiane Vieira Rosas, destacou a importância da unidade tecnológica no bairro Tarumã. “Nós pretendemos atender a comunidade uma hora pela manhã e  uma hora pela tarde. Como eles não têm acesso às tecnologias será muito importante para eles, pois nem lan house temos próximo da escola. Os moradores terão a oportunidade de apreender a utilizar o computador e acessar os serviços básicos”, salientou a coordenadora.

Animada com o novo recurso em sua escola, a aluna do 5° ano, Yasmin Lopes da Silva, 10,  aprovou o espaço tecnológico. “Eu achei  maravilhoso esse espaço. Quero aprender a fazer muitas  coisas. Vou pesquisar meus trabalhos escolares no Telecentro”, afirmou a aluna.

Surpresa com a informação de ser uma das usuárias do telecentro, a doméstica Elisabeth Ramos dos Santos, 39, mostrou-se bastante interessada em participar de cursos de informática básica.

“Acredito que ajudará aos alunos ter um espaço próprio para fazer suas pesquisas e trabalhos escolares. Pretendo aprender a utilizar o computador, fazer cursos de informática e minhas próprias pesquisas”, afirmou Santos.

A Escola Mul. Serafina Cinque atende 385 alunos da Educação Infantil (2° período), Programa de Aceleração da Aprendizagem e de 1° ao 5° ano.