22/11/13 | 15:41
Anunciado calendário de matrículas para 2014

Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 22, o calendário do sistema de matrícula integrado das escolas da rede estadual e municipal de educação. Mais uma vez as inscrições serão realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e  Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O anúncio foi feito na Escola Estadual Gonçalves Dias, na Avenida Dom Pedro.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, para quem pretende fazer a rematrícula, transferência ou reordenamento, o processo será automático podendo ser feito na própria escola no período de 20 de dezembro de 2013 a 7 de janeiro de 2014. Para novos alunos é necessário fazer o cadastro no site www.matriculas.am.gov.br e depois realizar a reserva de vaga e confirmação de matrícula.

O site já está disponível para o cadastro, já a reserva e  a confirmação da matricula podem ser feitas de 8 a 13 de janeiro de 2014. Para realizar a matricula é necessário apresentar Certidão de nascimento, comprovantes de escolaridade e residência, 2 fotos 3×4, carta de reserva de vaga extraída do sistema, cartão de vacina e documento do responsável. A Semed irá ampliar o número de vagas para 2014 oferecendo novas escolas na zona norte.

O titular da pasta aproveitou para anunciar algumas novidades da rede, principalmente em locais de difícil acesso para as pessoas que vão fazer parte da grade escolar.

“Nós vamos continuar trabalhando da maneira que estamos, agora, ou seja, inaugurando Creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais. Estarei lançando na próxima semana, o edital para construção de 23 novas escolas, localizadas na Zona Rural/Ribeirinha de nossa cidade. Nós estamos construindo escolas e oferecendo, de imediato, 3 mil novas vagas, no conjunto Viver Melhor, sendo duas novas escolas inauguradas em janeiro, na Zona Norte da cidade”, disse e afirma que o trabalho será árduo.

Com 492 escolas municipais, a Semed planeja mais 14 novas unidades de ensino para o próximo ano, que chegarão a um total de 506, sendo 4.321 salas de aula/2013. No início deste ano, a secretaria contou com 249.686 matrículas. A estimativa para o próximo ano (2014) é de 255.215 alunos, com uma taxa de crescimento de 2,2% na rede municipal de ensino.

“Onde tiver demanda, e forem detectadas dificuldades de matricular crianças nos prédios nós vamos agir, assim como onde tiver um prédio adequado e que seja de terceiros, nós vamos alugar, pois a determinação do prefeito Arthur Neto, é que onde tiver criança para estudar, vamos colocá-la em sala de aula. Caso o local não tenha prédio, vamos alugar um prédio, para que a criança do determinado bairro não fique fora da escola”, finalizou, lembrando o empréstimo junto ao BID de U$ 208 milhões, para construção de 72 novas escolas, cujos recursos substituirão as 118 unidades de ensino alugadas na rede de ensino.

 

Documentos

Os documentos exigidos para a matrícula na rede pública de ensino, são: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; comprovante de residência; comprovante de escolaridade, duas fotos 3×4; carta de reserva de vaga, cartão de vacinação e documento de identificação do responsável pelo aluno.

O cadastro dos novos alunos ocorrerá de novembro deste ano até janeiro de 2014.  A reserva de vaga e matrícula será de 08 a 13 de janeiro. No período de 20 de dezembro a 7 de janeiro, do próximo ano (2014), será feita a rematrícula, reordenamento e transferência da comunidade escolar.

O início do ano letivo da rede pública de ensino está marcado para o 5 de fevereiro de 2014.