08/09/11 | 15:29
Alunos participam de Formação do Projeto Mudando a História

De mediadores de leitura a multiplicadores. Esse é um dos resultados alcançados para os 100 alunos do 7° ao 9° ano das escolas municipais participantes da Formação do Projeto Mudando a História promovido pela Fundação Abrinq. A formação iniciou dia 06 de setembro e encerra nessa sexta-feira, (09), no SEST/SENAT localizado no Bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus.

A Formação de Multiplicadores 2011 tem o objetivo de capacitar os jovens mediadores de leitura como multiplicadores.

De acordo com a Coordenadora da Fundação Abrinq, Arlete Fernandes, o projeto já completou 10 anos e têm bastantes motivos para comemorar. “O projeto Mudando a História iniciou nas organizações sociais e depois se expandiu para as escolas municipais. No princípio eram apenas 8 unidades e depois ampliou-se para 21 escolas. Os jovens realmente começam a mudar as suas funções sociais, tendo um espaço para se expressar e interagir com os demais”, concluiu a coordenadora.

A coordenadora do Projeto na Semed, Rosália dos Santos, destacou que os mediadores de leitura atuam com os alunos do 1° ao 9° das 21 escolas participantes do Projeto. “Eles participam de várias formações e tornam-se multiplicadores dessa ideia nas escolas. Além de adquirir habilidades de leitura e escrita, os mesmos tornam-se mais dinâmicos e extrovertidos”, ressaltou a coordenadora.

“No Projeto Mudando a História, eu realmente me descobri!”, afirmou a aluna do 8° ano da EMEF Madre Tereza de Calcutá e participante do projeto, Edna Karina, 13. “Há 1 ano participo do Projeto e as atividades me fizeram mudar totalmente com relação às crianças, hoje, tenho mais paciência e sei como me aproximar desse público, realmente descobri meu talento”, afirmou a aluna.