01/08/18 | 16:36
Alunos e escolas destaques das Municipíadas e Paramunicipíadas 2018 são premiados

Alunos e escolas que se destacaram na 21ª edição das Municipíadas e a 3ª edição das Paramunicipíadas foram premiados nesta quarta-feira, 01/8, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mário Ypiranga, no Parque Dez de Novembro. As competições esportivas envolveram mais de 15 mil estudantes da rede municipal de ensino das zonas Urbana e Rural e tiveram como tema a Copa do Mundo de Futebol da Rússia.

A edição de 2018 foi realizada em palcos importantes do esporte amazonense como a Arena da Amazônia, a Vila Olímpica e Arena Amadeu Teixeira, além de ter acontecido também em mais de 80 unidades de ensino. Foram disputados jogos de basquete 3×3, vôlei de praia, badminton, futsal, voleibol, handebol, futebol de campo, atletismo, mini vôlei, tênis de mesa, judô, jiu-jítsu, xadrez e natação.

Para o coordenador das Municipíadas, Ronnie Melo, o saldo é altamente positivo porque o esporte é uma importante estratégia pedagógica, que ajuda a desenvolver os alunos através do desporto e socialização. “Assim, a educação física contribui para a formação dos nossos alunos. Essa premiação é um presente, um retrato do trabalho dos professores da Educação Física que abraçam a causa e desenvolvem de forma importante o esporte dentro da rede”.

A Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, no bairro do Coroado, foi a primeira colocada no resultado geral da competição. A gestora da unidade, Alzenice Lopes, conta que eles realizam um trabalho de resgate dos jovens e adolescentes da escola através do esporte e que contam com o apoio da comunidade para isso.

“Esse nosso primeiro lugar de hoje é o resultado do esforço de todos, tanto dos nossos professores de Educação Física, como dos professores de sala de aula. Esse resgate gera bons frutos na sala de aula, com melhora no rendimento, alunos mais obedientes, participativos e disciplinados. A família também participa disso”.

As Escolas Municipais Jarlece da Conceição Zaranza, Nossa Senhora das Graças, Edinir Telles e Jorge de Resende Sobrinho foram a segunda, terceira, quarta e quinta colocadas respectivamente. Nas Paramunicipíadas, as escolas que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, foram a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, e Escola Municipal Santo Antônio, da DDZ Rural.

Além do segundo lugar nas Paramunicipíadas, os alunos da Escola Municipal Santo Antonio que, também tiveram destaque nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), com o aluno Alexandre Reis. Para o professor de Educação Física da unidade, Carlos Alberto Zacarias, o esporte mudou a vida dos estudantes.

“A premiação é uma forma de motivá-los. Os alunos passaram a frequentar a escola com mais dedicação, além de servires de exemplo para que outros possam superar obstáculos na vida”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054