Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 13 de dezembro de 2018
05/12/18 | 15:19
Alunos de escolas da zona Norte participam de Gincana do Programa Acelera Brasil

Aproximadamente 200 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram da Gincana do Programa Acelera Brasil 2018, da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ Norte), nesta quarta-feira, 5/12, no auditório da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, bairro Manoa. A divisão conta com um total de 17 escolas que fazem parte do Acelera. O evento é uma ação do Programa de Correção de Fluxo do Instituto Ayrton Senna (IAS) executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A gincana contou com perguntas de português, matemática, história, geografia e ciências. Cada escola respondia uma pergunta, de acordo com sorteio da coordenação pedagógica da divisão. Os classificados em primeiro e segundo lugares levaram troféus e medalhas, já os terceiros e quarto lugares apenas medalhas. A programação contou ainda com declamação de poesia, relatos de experiência de alunos e apresentação de dança.

A chefe da DDZ Norte, Selma Trindade, destacou o encerramento das atividades do Programa Acelera nas escolas que fazem parte do IAS, mas principalmente os resultados obtidos em sala de aula.

“Os alunos vieram apresentar para sociedade o que aprenderam na escola, não apenas em conteúdo, mas também no socioemocional. Os estudantes através da gincana demostraram o seu conhecimento nas áreas específicas, mostrando que estão preparados na questão da leitura e escrita”, explicou.

Com total de 20 alunos, a Escola Municipal Maria Aimé Bezerra de Souza, bairro Terra Nova 3, participou da gincana. Para a gestora Doralice Moura Brito, foi importante ver o desempenho dos estudantes da unidade de ensino e a forma positiva na questão do aprendizado.

“Deu para fazer uma avalição do nosso trabalho, porque os alunos agora se expressam bem, fazem uma leitura bem identificada e estão preparados para seguir nos estudos”, comemorou.

A aluna do 5º ano, da Escola Municipal Dom Milton Correa, bairro Monte das Oliveiras, Sarah Rufino de Moraes, 13, não mediu esforços para participar da gincana, mas principalmente pelo avanço obtido na aprendizagem.

“Aprendi a ler mesmo, de verdade, mas me esforcei para isso, pois basta querer ser alguém na vida. Dediquei-me muito e quis aprender a ler. Hoje tenho facilidade de aprender. Para a gincana, estudei sobre muita coisa e foi muito legal”, disse.

A doméstica Shelsea Mota da Silva, 28, mãe da aluna Raissa da Silva Mota, 12, da Escola Municipal José Augusto Roque da Cunha, no bairro Monte das Oliveiras, foi convidada e ficou emocionada ao ver a evolução da filha.

“Ela procurou estudar bastante e ficava até tarde da noite lendo, estudando. Para ela, foi um grande orgulho participar, porque o desenvolvimento dela na escola foi muito bom. Ela se empenhou e está muito feliz”, contou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054