15/05/18 | 14:34
Alunos de creche municipal participam de sessão de cinema

A manhã desta terça-feira, 15/5, foi diferente para pais e alunos da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, na comunidade Fazendinha, zona Norte de Manaus, que tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de cinema. A atividade que reuniu cerca de 80 alunos tem o objetivo de estimular as crianças a entrar em contato com as artes, em atividades extraclasses.

As crianças assistiram ao filme de animação infantil Touro Ferdinando, que conta a história do animal que tem um temperamento calmo e tranquilo, e um grande coração, mas a medida que vai crescendo, torna-se forte e grande e acaba selecionado acidentalmente para participar de touradas e Madri. O longa recebeu, inclusive, indicação ao Oscar em 2017.

Uma das crianças que teve a oportunidade de ir pela primeira vez ao cinema foi o pequeno Rogério Marques, de apenas 2 anos e 6 meses. De acordo com o pai do menino, o autônomo Alcemir Marques, a experiência que a escola proporcionou aos alunos foi ótima e importante para o desenvolvimento das crianças.

“Sensacional a interação com tudo, principalmente a criança conhecendo esse mundo imaginário através da tela do cinema. É um ótimo filme, com uma mensagem importante e todos estão se divertindo bastante, creio que foi uma ótima ação para o aprendizado dele”.

Ao longo do filme, o touro Ferdinando enfrenta vários desafios, mas com ajuda dos amigos, não desiste de voltar para sua antiga casa, deixando uma importante mensagem para as crianças, mesmo pequenas, de perseverança e determinação.

A gestora da unidade, Gicélia Leal, conta que essa atividade é uma forma de trabalhar algumas questões presentes nas 12 experiências litadas nas diretrizes curriculares da Rede Municipal de Ensino, de uma forma diferenciada, aproveitando a oportunidade de uma atividade inédita, uma vez que a grande maioria das crianças nunca tinha tido a oportunidade de ir ao cinema.

“Na experiência 9, que trata do uso das artes na Educação e contempla fotografia, cinema e televisão, trouxemos as crianças e os pais para participar, como uma forma de envolver a família no processo de ensino”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054