12/09/18 | 16:30
Alunos da Educação Especial participam da 6ª Feira de Ciências da André Vidal de Araújo

Com o tema “Ciências para Redução das Desigualdades: Projetos Educacionais Sustentáveis”, aproximadamente, 200 alunos das turmas da Educação de Jovens e Adulto (EJA) da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, participam da 6ª Feira de Ciências da unidade de ensino, que também foi aberta aos visitantes, nesta quarta-feira, 12/9.

Ao todo, 15 projetos foram apresentados durante a feira, que busca a inclusão dos estudantes da Educação Especial nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Os alunos da Educação Especial sempre participam de todas as atividades desenvolvidas pela Semed. Esse é o momento em que eles mostram o potencial que cada um tem e que, muitas vezes, destacam-se mais que os alunos do ensino regular. Eles ficam muito empolgados”, comentou a gerente da Educação Especial da Semed, Reni Formiga.

A feira também contou com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que apresentou o projeto “Animais Peçonhentos”, e do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o “Planetário”. Os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Carlos Mestrinho visitaram todos os projetos.

Um dos trabalhos apresentados foi o de “Plantas Medicinais da Amazônia”, da 2ª fase da EJA, que evidencia as diversas utilidades das plantas medicinais, utilizando a matéria-prima de modo sustentável, econômico e promovendo a preservação do meio ambiente. A aluna Ana Luiza Nascimento, 18, explicou sobre a importância da Erva Doce. “Ela é uma planta medicinal que serve para o corpo, para a pele, cabelo, dor de cabeça e também é muito saborosa”, explicou a aluna.

Os pais e responsáveis acompanharam a apresentação. E para a dona de casa, Marilza Paiva, mãe do aluno Abraão Paiva Neves, 28, o evento é de extrema importância na vida dos alunos deficientes. “É muito importante que os alunos da Educação Especial não fiquem de fora da Feira de Ciências. Eles participam, interagem com os convidados. Eu fico muito feliz com a evolução do meu filho e, como mãe, só tenho a agradecer”, mencionou.

 

 


Texto:
Érica Marinho / Semed

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054