16/09/11 | 18:15
Abertura da 1ª etapa do Jeacen

Vinte e duas escolas municipais do ensino fundamental da Divisão Regional Educacional (DRE) VI, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na noite desta quinta-feira (15) da abertura da 1ª etapa esportiva do 1º Jogos Esportivos e Atividades Culturais do Ensino Noturno (Jeacen), no Ginásio do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Zezão, situado na zona Leste da cidade.

Quatro mil e seiscentos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 6º ao 9º ano do turno noturno, das vinte e duas unidades educacionais, localizadas na zona Leste de Manaus, participarão no período de 20 a 23 deste mês de jogos nas modalidades de futsal, queimada, tênis de mesa, dominó, dama e xadrez na Mini Vila Olímpica do Coroado.

O objetivo dos jogos é incentivar ações esportivas e atividades culturais nas escolas municipais da DRE VI voltadas para a aprendizagem significativa dos alunos, garantindo a participação efetiva no cotidiano escolar, a fim de combater a evasão e a violência no turno noturno.

No mês de maio foi realizado o lançamento do Projeto Jeacen, cujos professores de educação física das escolas participantes, trabalharam em nove pólos, realizando atividades esportivas e uma seletiva interescolar para definir as equipes disputantes do Jeacen.

A programação da abertura contou com o desfile das portas-bandeiras, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta, apresentação de capoeira, dança de rua e, no encerramento, foi disputada uma partida amistosa de futsal masculino entre as Escolas Municipais Madre Tereza de Calcutá e Helena Walcott.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, abriu oficialmente os jogos e ressaltou a importância de aliar a educação com o esporte,  que é fundamental para se conseguir resultados positivos. “No turno noturno se encontra a maior índice de evasão escolar, então aqui os alunos encontram a possibilidade de aumentar as suas potencialidades dentro do desenvolvimento da educação física e no esporte. Com isso, elas podem  se desenvolver melhor e nós sabemos que o esporte tem influência no aspecto físico e psíquico da criança”, explicou.

Para a Chefa da DRE VI, Clélia Maia, os jogos vêm fortalecer o processo do ensino aprendizagem, porque os tem que ter boas notas e estar presente em sala de aula para poder participarem dos jogos. “Nós esperamos, com a realização desse evento, combater a evasão escolar e a violência em nossas escolas, assim esses alunos terão a chance de praticar esporte no período noturno”, contou.

“É a primeira vez que jogo futsal e participo de uma competição”, disse, com muita alegria, a estudante do 9º ano, Patrícia da Costa Lima, 16, da Escola Municipal Professor Roberto Santos Vieira. “É uma ajuda aos alunos esse torneio, porque alguns colegas vão sair das ruas para ir à escola. Tomara que a gente consiga bons resultados nas partidas que vamos disputar”, comentou.

No final do evento, o Secretário da Semed, Mauro Lippi, entregou, de forma simbólica, kits esportivos para três escolas que vão disputar o Jeacen. As demais unidades educacionais também receberão seu material para participar do evento a partir da próxima semana.