Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 13 de dezembro de 2018
13/03/18 | 16:18
Aberta a 5ª Campanha contra Hanseníase e verminoses em Manaus

Foi aberta, nesta terça-feira, 13/3, a 5º Campanha de Combate à Hanseníase e Geo-Helmintíases (verminoses), na Escola Municipal Professora Maria Leide Amorim, localizada no Km-4 da BR-174, conjunto São João.  A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e Movimento pela Reintegração as Pessoas Afetadas com Hanseníase (Morhan).

A subsecretária de Saúde em exercício, Adriana Lopes, destacou a importância da conexão entre dois eixos tão importantes: saúde e educação, com o programa Saúde na Escola. “A Semsa entende que a mudança da saúde está na educação. Então, cada vez mais nós estamos procurando fortalecer esse programa tão importante, para que possamos de fato atingir o nosso público, as crianças, mudando seu comportamento em relação à saúde no futuro”, disse.

Com o objetivo de buscar ativamente casos novos de hanseníase e tratar coletivamente os casos de geo-helmintíases, a campanha levará o benefício a estudantes na faixa etária de cinco a 14 anos, em 140 escolas municipais e outras 43 estaduais. “É preciso chamar atenção, falar e mostrar para a população que essas doenças oferecem riscos e podem ser tratadas se diagnosticadas precocemente” complementou Adriana.

As escolas receberão profissionais de saúde que realizarão a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase, identificando estudantes que apresentarem manchas de pele, sendo a avaliação médica realizada na própria escola (ou em uma Unidade de Saúde de referência) distribuindo formulários para os pais ou responsáveis autorizarem a realização de exames e medicação adequada à criança. A campanha encerra no dia 30 de junho.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, que esteve representando a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, ressaltou a importância da campanha ser realizada em conjunto entre as duas secretarias, beneficiando os alunos da rede municipal.

“É um trabalho parceiro e o importante é que nossos alunos tenham um bom aproveitamento e rendimento escolar. Para isso, eles precisam estar saudáveis. Por isso, juntamos as forças para desenvolvermos um trabalho voltado à saúde do escolar”.

A gestora da escola Maria Leide também destacou que a campanha vai beneficiar os 610 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de sua unidade, melhorando o aprendizado destes estudantes. “Essa parceria só vem favorecer o atendimento das crianças, porque elas estão aqui na escola todos os dias e poderão receber o atendimento, assim como os pais serão informados”.

A doméstica Alcimara da Silva Santos, 23, mãe da aluna do 1º ano, Ana Letícia Santos de Lima, 5, ficou feliz ao saber que a escola vai oferecer o atendimento de saúde.

“Para mim é muito importante essa parceria da escola com posto de saúde em fazer os exames nos nossos filhos, porque nunca sabemos quando uma manchinha na pele pode ser algo mais sério. A hanseníase é uma doença muito grave e se for tratada no início tem cura, assim como a verminose, causa de várias doenças também”, comemorou.

 

Texto: Divulgação Semsa e Semed

Fotos: José Nildo/Semsa

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054